quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cultura News: entrevista com John McMurtrie

Por Clariana Zanutto // Cultura News

A bordo do Ed Force One, avião pilotado por Bruce Dickinson, o fotógrafo John McMurtrie registrou duas turnês do Iron Maiden ao longo de quatro anos. Quem não gostaria de trabalhar ao lado de sua banda favorita e conviver com os integrantes do grupo 24 horas por dia? John McMurtrie conseguiu essa proeza ao se juntar com o Iron Maiden em 2008, quando viajou por 56 países com a Donzela de Ferro.

Os registros das turnês Somewhere Back in Time e The Final Frontier estão no recém-lançado livro fotográfico On Board Flight 666, uma compilação de mais de 300 fotos com os melhores momentos vividos pelo grupo nesses últimos 4 anos e 200 mil milhas.

McMurtrie se considera um privilegiado por ter tido a oportunidade de registrar o dia a dia de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: “cobrir essas turnês a bordo do Ed Force One tem sido um privilégio, especialmente quando você está ciente de estar gravando um momento decisivo na história da música. Pisar a bordo é incrivelmente emocionante, ainda mais por saber que não será apenas um passeio pelo mundo, e sim, uma aventura de proporções épicas”.

COMPRE "ON BOARD FLIGHT 666" NA LIVRARIA CULTURA

Autor do prefácio do livro, Bruce Dickinson dá detalhes sobre como surgiu a ideia de colocar a banda, os equipamentos e toda a equipe de apoio dos shows do grupo no mesmo Boeing 757, além de diversas histórias sobre o avião. “Eu sou um dos três pilotos da aeronave, além de dois engenheiros e quatro comissários de bordo. Piloto cerca de 30% dos voos e, como capitão do Ed Force One, minha responsabilidade é que tudo corra bem dentro da aeronave, mesmo se o erro for de outra pessoa”, pontua o vocalista do Iron Maiden nas primeiras páginas de On BoardFlight 666.



Convivendo com os músicos há mais de 15 anos, McMurtrie revela que, quando os conheceu, todos foram simpáticos e fáceis de conviver: “Após estar na estrada há tanto tempo fotografando esses caras, ainda sinto uma imensa emoção quando fico no palco com eles. Bruce é encarregado pelo Ed Force One e ele é muito bom nisso. O resto da banda também faz um trabalho incrível, todos são ótimos”.



Como e quando surgiu a oportunidade de fotografar as turnês do Iron Maiden?
Sou fotógrafo oficial do Iron Maiden desde 2006. Em 2008, entrei na banda em um dos passeios mais ambiciosos da história do rock. Na primeira turnê, em 2008, passamos 45 dias viajando pelo mundo a bordo do boing Ed Force One, pilotado pelo vocalista e capitão Bruce Dickinson.

Quais foram os momentos mais importantes das turnês para você e para a banda?
Interlagos em 2009 foi um dos concertos mais memoráveis para mim, por causa da atmosfera esmagadora do público. Equador e Indonésia também foram bem legais. São locais incríveis com fãs muito loucos.

O que o Iron Maiden significa para sua vida pessoal e profissional?
Cobrir essas turnês a bordo do Ed Force One tem sido um privilégio, especialmente quando você está ciente de estar gravando um momento decisivo na história da música. Pisar a bordo é incrivelmente emocionante, ainda mais por saber que não será apenas um passeio pelo mundo, e sim, uma aventura de proporções épicas.

Bruce Dickinson realmente pilota o boing? Os outros membros da banda também fazem isso?
Bruce é o capitão sim. Ele é encarregado do Ed Force One e é muito bom nisso! O resto da banda são músicos e também são muito bons no que fazem.

Como surgiu a ideia de lançar o livro On Board Flight 666?
Rod Smallwood, o empresário do Iron Maiden, me encorajou a fazer esse livro. Em 2008, quando a turnê começou, eu estava muito interessado em lançá-lo o mais rápido possível, mas também sabia que era necessário muito tempo para juntar tudo. Felizmente eu decidi esperar até que tivesse tempo para torná-lo um grande livro.

Como foi feita a seleção das fotos para o livro? Muita coisa foi deixada de fora?
Nada foi deixado de fora, está tudo lá! As cenas de gelo em Moscou, o verão na Austrália, o choque com a polícia na Colômbia, a corrida de carros em São Paulo. Tudo o que aconteceu está registrado no livro.

Quais suas impressões da banda antes e depois de ter passado quatro anos trabalhando com os integrantes?
Quando os conheci em 1996, eles foram simpáticos e muito fáceis de conviver. Após os últimos anos de turnê os fotografando, ainda sinto uma emoção imensa de estar ao lado deles no palco.

Como você definiria o dia a dia do Iron Maiden quando a banda está em turnê?
Acordar, voar, pousar, comer, tocar e beber cerveja!

Você gostaria de fotografar a próxima turnê da banda? Quais são os seus planos para o futuro?
Sou encomendado pelo Iron para fotografá-los, mas mesmo assim continuo sendo um fotógrafo freelancer que é regularmente utilizado por várias bandas de rock e de metal. No entanto, mesmo se eu estiver ocupado com outra banda, se eles me chamarem eu largo tudo para ajudá-los.

Que outras bandas ou cantores você também gostaria de acompanhar em uma turnê?
Na última turnê conhecemos a Lady Gaga, que também ama a banda. Eu acho que uma turnê com ela seria muito legal e divertido.

Fonte: Cultura News
http://www.culturanews.com.br

COMPRE "ON BOARD FLIGHT 666" NA LIVRARIA CULTURA

Um comentário: